sábado, 16 de agosto de 2014

Internet Explorer? O que é isso?

Internet Explorer pode mudar de nome em breve para limpar reputação!


Parece que nem mesmo a campanha autodepreciativa funcionou: durante uma sessão de perguntas e respostas no fórum Reddit, a equipe de desenvolvimento do Internet Explorer revelou que uma mudança de nome do "navegador que todos amam odiar" já esteve muito perto de acontecer e ainda não está descartada.

"[Mudar o nome] já foi sugerido internamente. Eu me lembro de um tópico via email particularmente longo em que muitas pessoas estavam debatendo isso apaixonadamente. Várias ideias são lançadas sobre como podemos nos separar das percepções negativas que hoje em dia não refletem mais o nosso produto", afirmou a equipe. Esse tal debate teria sido há poucas semanas e um misterioso "vamos ver o que o futuro nos aguarda" parece indicar que uma decisão ainda não foi tomada e que o programa pode mesmo ser rebatizado.


O objetivo seria construir uma reputação do zero para o serviço e apagar o "passado obscuro" do navegador, que passou de uma das únicas alternativas do mercado (e a mais óbvia, já que acompanha o Windows desde a instalação há anos) para uma fonte inesgotável de piadas por conta de bugs, falhas de segurança e lentidão.

Os desenvolvedores também promoveram o Internet Explorer 11 durante a conversa. Você pode conferir a conversa completa por este link.

Novidades

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Windows 9 vai unificar todos os sistemas operacionais da Microsoft


Lembra-se daquele e-mail interno da Microsoft, vazado logo no fim de 2013, que indicava que a empresa pretendia unificar as plataformas Windows,Windows Phone e Xbox? Pois agora temos uma confirmação disso vinda do próprio Satya Nadella, atual presidente da companhia, em uma conferência feita no dia 22. Este deu a seguinte declaração:


“Nós vamos simplificar a próxima versão do Windows de três sistemas operacionais em um único sistema operacional convergido para telas de todos os tamanhos. Nós queremos unir nossas lojas, comércio e plataformas de desenvolvedores para dirigir uma experiência de usuário mais coerente e uma oportunidade de desenvolvimento mais vasta. Estamos ansiosos para compartilhar mais sobre nossa próxima onda de melhorias para o Windows nos próximos meses.”
Será que vai agora?


Uma declaração como essa, de fato, já não é uma novidade tão grande. Desde o lançamento do Windows 8, um dos principais objetivos da Microsoft é criar um ambiente unificado entre PCs e portáteis – foi o que levou, por exemplo, ao “nascimento” da interface Metro.


O grande problema aqui, como o sistema operacional mais novo da empresa provou, está justamente no fato de que o público reprovou por completo esse tipo de alteração, a ponto de levar a Microsoft a decidir trazer de volta o menu Iniciar antigo. Isso é resultado de um público completamente diferente entre PC e dispositivos móveis: um está focado na grande disponibilidade de ferramentas, enquanto outro busca a facilidade de uso.


Não há nem como dizer que o objetivo da empresa com o novo Windows é seguir um caminho diferente. Como dito por ele, a ideia é preparar um sistema operacional que utilize uma interface escalável para todo o tipo de tela; novamente, outra das decisões que vimos com o Windows 8 e Windows RT, mas que acabou por ser duramente criticada pelo público.


É claro que a Microsoft ainda pode mostrar algo completamente oposto. Mesmo assim, considerando as declarações feitas por Nadella, parece que o Windows 9 está seguindo a mesma direção de seu antecessor – e não vamos esquecer que o Windows 8 não vem sendo nenhum grande sucesso.